Assim como outras novas tecnologias, os drones estão se tornando cada vez mais populares no mercado agrícola, na construção civil, na indústria da mineração e todo e qualquer negócio que necessite de mapeamento aéreo. Nestas áreas, os VANTs conquistam novos adeptos pois, se comparados aos métodos tradicionais de coleta de dados, são mais práticos, seguros e econômicos.
Se você ainda não sabe como o mapeamento com drones funciona, o vídeo abaixo explica passo a passo a operação. Mas, se você já é familiarizado com esta tecnologia, talvez tenha outras dúvidas como, por exemplo, quanto custa um drone ou qual software de processamento de imagens você deve utilizar.
Sendo um prestador de serviços novato ou experiente, provavelmente você busca por ferramentas que não apenas facilitem o seu trabalho, como também sirvam como um diferencial competitivo – afinal de contas, este mercado é um tanto quanto concorrido, não é?
Para conquistar novos clientes e fidelizá-los, o serviço prestado precisa ser impecável. Neste quesito, qualidade e agilidade são fundamentais. Em trabalhos de cadastramento urbano, por exemplo, com as ferramentas usuais de coleta de dados você levaria em torno de 4 dias para realizar este trabalho – e provavelmente precisaria de mais pessoas na sua equipe. Porém, com um VANT, esta mesma operação pode ser realizada em apenas 3 horas e com um único operador, como é o caso do drone Maptor.
Outro ponto favorável são câmeras com sensores NIR (infravermelho próximo) e multiespectrais embarcadas nas aeronaves da Horus. Com elas, você pode identificar problemas em uma plantação, como ataque de pragas e estresses hídricos. Assim, a partir das imagens coletadas, você pode orientar o seu cliente (o produtor agrícola) a tomar decisões estratégicas e garantir o sucesso da safra.
A chegada dos drones também abriu portas para novas oportunidades de negócio: vemos um número crescente de prestadores de serviço dedicados a solucionar problemas específicos do agronegócio, do setor de mineração e da construção civil.
Recentemente, a ANAC regulamentou o uso de drones para fins civis. Confira o regulamento completo no site da instituição e aproveite para conhecer os produtos e os serviços oferecidos pela Horus Aeronaves.