Os índices de vegetação, utilizados para analisar a saúde da lavoura são, na maior parte dos casos obtidos com as câmeras multiespectrais. Estudos validados em campo pela equipe da Horus apresentam novos índices com o uso de câmera RGB.
Uma das dúvidas mais comuns no mercado de drones para agricultura, é sobre os mapas de saúde da lavoura. Obtidos a partir da geração de índices de vegetação, esses mapas mostram informações relacionadas a questões nutricionais, de vigor, biomassa e desenvolvimento das plantas.
Esses índices de vegetação são comumente gerados através do processamento das imagens da câmera multiespectral, que conta com diferentes bandas espectrais sendo uma delas o infra-vermelho próximo, que possibilita análises de vigor das plantas.
O mais conhecido desses índices é o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), que permite realizar análises de biomassa das plantas e separar classes de biomassa no mapa:

Índice gerado na plataforma Mappa
Essa variação e escala de cores, representa áreas onde as plantas estão com alto índice de biomassa (bem desenvolvidas) e zonas onde as plantas estão com baixo nível de biomassa ou até mesmo não há plantas no local.
Esse tipo de mapa (NDVI), pode ser utilizado como base para aplicações de insumos em taxa variável, gerando economia de insumos na casa dos 20% em comparação com aplicações tradicionais. Confira neste ebook como é possível essa economia:
Mas e a câmera RGB, consegue gerar esse tipo de análise?
Sim. Os índices de vegetação gerados com as câmeras RGB trazem diversas informações referentes à variabilidade do campo.
Possibilitam, por exemplo, uma estimativa sobre a situação da lavoura. Um deles é o índice IFV (Índice Foliar Verde), que faz uma comparação entre solo exposto e cobertura vegetal, ou seja, é possível mensurar áreas com bom desenvolvimento (presença de plantas) e áreas com solo exposto (baixa ou nenhuma presença de plantas), conforme mostra o mapa abaixo:

Índice gerado na plataforma Mappa
Na comparação entre as imagens, você pode perceber que há algumas semelhanças e que as zonas mais críticas aparecem em ambos os mapas. Ambos os mapas/índices estão georreferenciados, permitindo uma avaliação in loco da zona apontada na análise, permitindo o diagnóstico do problema e devida correção.
Outro índice possível de se realizar com a câmera RGB é o VARI, que aponta a variabilidade de vigor e estresse da planta. Além desses índices, com a câmera RGB realiza-se a medição de áreas e análises agronômicas como linhas de plantio, localização de daninhas e contagem de plantas.
E como saber todos os resultados que podem ser gerados com câmera RGB e multiespectral?
Veja aqui neste mini-guia:
Está iniciando na área de mapeamento com drones? Veja aqui a possibilidade de capacitação com multirotor.
Caso você já atenda grandes áreas, saiba qual o melhor modelo de asa fixa para o seu negócio.
E para mais informações, converse com nossos consultores.