Um dos passos mais importantes na hora de realizar o planejamento de voo no mapeamento aéreo é a escolha do GSD.
GSD (Ground Sample Distance) é uma amostra do terreno na imagem. Ou seja, cada pixel de uma imagem representa X centímetros do terreno mapeado.
Exemplificando: Uma ortofoto com 5 cm/pixel significa que cada pixel corresponde a 5 cm do terreno.

Exemplo de variações de resultados para o GSD
Assim, quanto menor o GSD, melhor é a qualidade da imagem.
Com esse conceito claro, outra pergunta vem à tona: qual GSD necessário para cada voo? É necessário sempre ter o menor GSD para alcançar bons resultados ?
A finalidade do seu voo deve ser o fator mais importante na escolha do GSD, pois quanto maior for a altura de voo, maior a área coberta e maior o GSD.
Para esclarecer todas as suas dúvidas, reunimos nossos profissionais da equipe de processamento de imagens que possuem expertise na área e elaboramos esse infográfico que apresenta o valor de GSD ideal para cada tipo de voo. Confira:
Falando em resultados, um dos segmentos que está em grande ascensão no uso dos drones para monitoramento é o Agronegócio. Por isso, é fundamental entender como a tecnologia se aplica em cada cultivo.
E, agora que você já sabe qual GSD usar para obter resultados mais assertivos, que tal escolher o melhor drone para seu negócio?
Converse com nossos consultores e saiba como potencializar o seu trabalho com as soluções da Horus.