A preservação ambiental está em alta nas discussões em diferentes mercados, dada a importância do tema para o futuro da vida em sociedade. Por isso, profissionais que trabalham com mapeamento com drones devem olhar para o monitoramento ambiental como uma grande oportunidade.
O monitoramento com drones já é uma realidade em outras áreas, como a agricultura de precisão, na engenharia e na topografia, por exemplo.
Mas como os profissionais que trabalham com monitoramento ambiental podem se beneficiar do uso de drones?
- Agilidade: drones são capazes de cobrir mais área em menos tempo;
- Segurança: utilizar drones para chegar em áreas de difícil acesso reduz o risco de acidentes em rotinas de trabalho;
- Levantamentos precisos: um mapa feito com drone possui medidas de distâncias e áreas precisas para avaliações
- Qualidade visual: tanto o mapa, quanto fotos e filmagens feitas com drone possuem qualidade muito superior às imagens de satélite, permitindo análises mais assertivas.
Monitoramento ambiental com drone na prática: o que pode ser feito?
De modo geral, o monitoramento ambiental se divide em duas formas de gestão: em micro e macro escalas, de acordo com o espaço e o aprofundamento deste monitoramento.
Em macro escala são analisadas áreas grandes, em estudos específicos e direcionados, para avaliar impactos ambientais em uma área e acompanhá-los periodicamente. Podemos citar como exemplo o monitoramento do desmatamento ilegal em uma área de preservação.
Já em micro escala, falamos sobre pequenas áreas ou sistemas, como um monitoramento de impacto ambiental de uma fábrica, por exemplo. Este monitoramento é importante para fins de fiscalização por parte de órgãos públicos.
Nesse contexto, existem oportunidades em ambas formas de monitoramento ambiental.
Em microescala, você pode realizar um levantamento topográfico para instalação de fábricas, monitorar obras de revitalização de florestas, delimitar áreas de preservação permanente ou mensurar danos à região de instalação; também podem ser feitas inspeções de áreas de risco.

Já em macroescala, como cidades, florestas, parques de preservação, grandes áreas em geral, o monitoramento de desmatamento ilegal ou de focos de queimada são uma boa pedida.

Quais mapas feitos com drone serão úteis para o monitoramento ambiental?
Em um monitoramento ambiental com drone, utilizando técnicas de mapeamento, alguns mapas terão uso especial e frequente no seu trabalho:
Esses mapas são obtidos através do processamento de imagens de um voo de mapeamento com drone. O processamento pode ser feito offline ou em nuvem, em uma plataforma como a Mappa, que automatiza o fluxo de trabalho como um todo.
O futuro do monitoramento ambiental chegou e deve ser usado em seu favor!
Com o uso de drones e seus mapas, você reduzirá riscos nas rotinas de trabalho, vai otimizar a formação de equipes e seu tempo de trabalho, além de ser uma empresa atualizada com o uso da tecnologia – o que sempre é positivo, correto?
Converse com um especialista da Horus e encontre o modelo de drone ideal para o seu objetivo – é só clicar na imagem e solicitar um contato: