Foi iniciado nesta terça-feira, dia 23 de outubro de 2018, o projeto de Desenvolvimento de Software de Inteligência Artificial aplicado às imagens coletadas em drones para diagnósticos agronômicos focados na cultura de soja.
O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento é uma parceria entre a Horus Aeronaves, BASF, Fundação CERTI, e a Fundação Chapadão do Mato Grosso do Sul. O produto desenvolvido será exclusivo para clientes da plataforma de processamento da Horus – a MAPPA.
No projeto serão utilizados os VANTs Maptor Agro e Verok – drones desenvolvidos para o Agronegócio Brasileiro, para o fornecimento das imagens a serem treinadas por uma rede neural com algoritmos para diagnósticos agronômicos de maneira automatizada. O foco do projeto é permitir um gerenciamento mais eficiente da propriedade com acesso a informações precisas sobre o ataque de pragas, deficiências nutricionais, deficiências hídricas e presença de ervas daninhas.
Para Lucas Bastos, COO da Horus Aeronaves, “investir em pesquisa e desenvolvimento para soluções automatizadas com alta precisão no campo é imprescindível para garantirmos o aumento da produtividade, otimização do trabalho, que resulta também no crescimento da economia e beneficiará os produtores de todo o Brasil. Apostar na inovação está no DNA da Horus e ficamos muito felizes em contar com a parceria da BASF, CERTI e Fundação Chapadão do MS nesse projeto”.
Sobre a Horus
A Horus Aeronaves é uma empresa catarinense referência na América Latina no desenvolvimento de tecnologia em imagens aéreas com o uso de drones. A Horus atua de ponta a ponta com a fabricação de drones de asa fixa, desenvolvimento de software para processamento on-line de imagens, inteligência artificial para análises agronômicas e prestação de serviço através de agentes autorizados em todo o Brasil.
Sobre a BASF
A BASF é uma empresa alemã global e líder mundial na área química que combina o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 115 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de seus clientes em quase todos os setores e países do mundo. Seu portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Óleo e Gás.
Sobre a CERTI
A Fundação CERTI é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. É uma instituição independente e sem fins lucrativos que presta serviços e desenvolve produtos, sistemas e processos com entidades parcerias do país e do exterior.
Sobre a Fundação Chapadão
A Fundação Chapadão é uma Fundação de apoio à pesquisa agropecuária que atua em diversos Estados do Brasil. Tem como objetivo principal efetuar estudos, pesquisas e experimentações no campo da Fitotécnia, Ecologia, Química, Engenharia, Economia e Administração Rural. Nutrição, Alimentação, Patologia, Biologia e seus ramos, tais como: a reprodução genética.