A Polícia Militar de Santa Catarina é uma das mais bem reconhecidas do país, pelo grau avançado de seus servidores em diversas frentes, dentre elas o bom uso da tecnologia.
Nesta semana, a corporação recebeu 11 aeronaves fornecidas pela Horus, que venceu o processo licitatório de aquisição dos equipamentos. Foram entregues 10 multirotores Mavic 2 Pro e um asa fixa Maptor.

O uso de drones pela Polícia Militar de Santa Catarina e outros órgãos públicos do estado já se tornou uma prática regular, especialmente no batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMA).
Em 2019, utilizando a plataforma de processamento de imagens Mappa, desenvolvida pela Horus, a PMA mapeou mais de 250 áreas que receberam denúncias de crime ambiental no estado de Santa Catarina.
“A plataforma Mappa e os drones atendem muito bem a nossa necessidade de processamento em toda Santa Catarina, diariamente utilizada pelas unidades operacionais da polícia militar ambiental em nossas operações”, conta Vicente, Policial Militar da turma capacitada.

Os drones serão utilizados para realizar o monitoramento ambiental de todo o Estado, como por exemplo, desmatamento ilegal, invasões de Áreas de Preservação Ambiental, monitoramento de queimadas e de cursos d’água.
“A corporação já possuía muita experiência com o uso de drones multirotores, mas não haviam tido contato com modelos de asa-fixa, como o Maptor. O treinamento fluiu muito bem, foi uma das melhores turmas que instrui. Pela cultura de disciplina e afinidade com procedimentos, a equipe da PMA absorveu tudo sobre a operação de maneira muito fácil”, relata o instrutor de voo Daniel Miglioranza.
A entrega foi noticiada pelo programa Cidade Alerta de Santa Catarina, veja: