Considerado um marco na indústria nacional de drones, lançado ao final de 2015, o Maptor foi o segundo drone profissional para mapeamento projetado pela Horus Aeronaves.
Desde então, o modelo passou por modificações que melhoraram o projeto, como a sua versão AG, voltada para agricultura de precisão, e a implementação do HS, um sistema de processamento de dados de altíssima precisão.
Hoje, disponibilizamos um vídeo em nosso canal do YouTube (inscreva-se!) onde fizemos um review do Maptor, apresentando o kit completo do drone e seus componentes.
Para assistir, basta dar o play no vídeo abaixo:
Maptor: um drone para mapeamento de alta performance
Antes de entrar nas especificações técnicas, é bom ressaltar que o Maptor é um drone para mapeamento pensado para profissionais, isto é, para quem já possui uma base de clientes ou que trabalha com mapeamento de grandes áreas.
Características físicas
O Maptor é um drone de asa fixa de tamanho médio, com 1 metro de envergadura. Sua estrutura foi projetada totalmente em fibra de carbono, o que contribui para que o VANT pese apenas 1,5kg.
A construção em fibra de carbono também é importante para a resistência do equipamento, em comparação ao isopor utilizado por outras fabricantes do mercado nacional de drones para mapeamento.
Por ser um drone leve e com excelente aerodinâmica devido ao seu formato, o Maptor possui uma autonomia de 90 minutos por ciclo de bateria, ou seja, é capaz de voar durante uma hora e meia e mapear áreas de até 2000 hectares por voo.
Operação do drone
Drones para mapeamento são projetados para voar de maneira autônoma, sem que seja necessário um piloto ativo em todos os momentos.
Portanto, o Maptor é guiado por um plano de voo que é construído previamente, via software. Isso garante o sucesso da missão de mapeamento. Todo o processo é ensinado ao operador durante a capacitação feita junto à equipe da Horus.
A decolagem do VANT é feita com uma catapulta de lançamento, para maior segurança do operador e do equipamento. Já o pouso é feito de barriga, em campo aberto – por isso é importante um bom planejamento de voo!
Flexibilidade: drone para agricultura e topografia
Estamos falando de um drone que consegue atender diferentes mercados, capaz de embarcar tanto uma câmera com sensor RGB, quanto com sensor multiespectral.
Dessa forma, trata-se de um drone que pode ser utilizado por profissionais da agricultura, da topografia, da engenharia e de outros mercados.
Tecnologia para alta precisão – Sistema HS
O Sistema HS é uma tecnologia desenvolvida pela Horus Aeronaves para garantir a máxima precisão e acurácia no mapeamento com drones.
Composta por uma base L1L2, um rover acoplado no drone e pelo processamento dos dados, via PPK, O Maptor HS é capaz de atingir uma margem de centímetros nos seus resultados.
Para entender melhor, recomendamos a leitura deste post: Por que usar PPK ao invés de RTK em drones?