Os drones são equipamentos utilizados em inúmeras atividades. As aplicabilidades dessa tecnologia estão sempre em constante atualização conforme as necessidades dos diferentes mercados de atuação. Pode-se dizer que os principais mercados em que os drones estão atuando no momento são: Produção Publicitária, Segurança, Topografia, Agricultura, Mineração e Inspeções ambientais. Dentro de cada mercado as possibilidades são inúmeras.







Na agricultura, por exemplo, tudo se iniciou com a verificação da saúde de uma plantação através das imagens NDVI geradas pela câmera NIR. Com as câmeras multiespectrais as possibilidades aumentaram, pode se detectar a presença de água, minérios, pragas e outras constatações. Os softwares de processamento também estão evoluindo e hoje se discute diversas aplicabilidades e possibilidades alinhando o aerolevantamento com drones e a agricultura de precisão nos mais diversos tipos de cultura. Os últimos avanços são em relação as análises possíveis no pós processamento, são novas ferramentas que possibilitam contagem de plantas saudáveis, projetar linhas automatizadas de plantio, identificação de falhas e projeção da produção. Sem dúvida é o mercado com maior potencial para os próximos anos.
Atualmente, o mercado mais forte é o de levantamentos topográficos. O drone reduz tempo e pessoal durante a coleta de dados, para se ter noção um levantamento topográfico convencional de uma área de 500 hectares pode levar dias em campo, com o drone é possível cobrir a área em um único voo de 20 minutos. A precisão dos dados também é fator decisivo, os drones conseguem dados tão apurados quanto os de levantamentos convencionais.
Outra área a ser explorada é a mineração, nessa atividade o drone também reduz tempo e pessoal, além de oferecer um fator muito decisivo, a segurança. As minas muitas vezes são locais com terrenos acidentados e que oferecem riscos as equipes de medição, com o drone não há exposição a áreas de risco. Os dados colhidos também são muito satisfatórios, se faz medição de volumes, por exemplo, com margem de erro inferior a 2%.
Os drones também podem ser utilizados no controle ambiental, facilitam as inspeções em áreas de preservação identificando construções irregulares, desmatamento, invasões e depósitos irregulares de lixo.
E aí, conhece mais aplicações? Manda email pra gente no [email protected]