Os drones são ferramentas de trabalho extremamente versáteis. Eles podem ser aliados tanto na agricultura, como na mineração, assim como na engenharia civil e no controle ambiental. Neste último contexto, a grande vantagem dos VANTs é que eles são capazes de monitorar regiões perigosas ou de difícil acesso, como manguezais ou áreas afetadas por desastres naturais.
Ao contrário dos satélites, os drones coletam imagens muito mais detalhadas. Com isso, o cientista consegue avaliar com mais clareza o que acontece com seu objeto de estudo. Para os ecologistas, por exemplo, podemos usar as câmeras multiespectrais para criar a índices de vegetação (como o NDVI), verificando, assim a saúde das plantas. Vegetações saudáveis emitem bastante luz no infravermelho próximo e absorvem bastante luz no RGB. Portanto as análises partem dessa premissa.
As câmeras multi ou hiperespectrais também contribuem para o planejamento ambiental de uma cidade. Como elas detectam diferentes canais, ou seja, diferentes superfícies, são capazes de identificar diversos tipos de solo, lixo urbano, podas de árvores e terrenos, para citar apenas alguns exemplos. Com estes dados, é possível determinar áreas degradadas, que sofreram queimadas ou com o desmatamento, corredores verdes, áreas de assoreamento de cursos d’água, e avaliar a vegetação como um todo, auxiliando, também, a fiscalizar possíveis crimes contra o meio ambiente.
O processo de captura de imagens com drones é bastante simples. No caso das aeronaves da Horus, o pesquisador irá programar o voo pelo computador, através de um software de planejamento. Feito isso, o drone decola automaticamente, percorre o caminho definido utilizando um sistema de GPS ou RTK/PPK e, então, efetua o pouso – também automático. Após o mapeamento, os dados coletados podem ser baixados no computador e, por fim, analisados na nossa plataforma de processamento de imagens. Veja como realizar um mapeamento aéreo em apenas 5 passos.
Mesmo estando cada vez mais acessíveis e aplicados à diferentes contextos, é importante lembrar que os drones não são brinquedos, e sim equipamentos de uso profissional. Confira a regulamentação da ANAC e entre em contato com nossa equipe comercial caso os VANTs sirvam como um aliado no seu trabalho. E por falar nisso, você sabe como os drones podem lhe ajudar a captar mais clientes?
(Imagens: Pexels)