Com resultados comprovados em campo, os drones são utilizados em diversas propriedades para identificar e quantificar as linhas e falhas no plantio.
Seja qual for o tipo de cultura, os produtores rurais têm buscado por novas estratégias de gerenciamento agrícola. Na produção de cana-de-açúcar, a busca por processos mais eficientes que aumentem a produtividade reduzindo custos de produção é frequente, uma vez que estas culturas representam um forte potencial produtivo.
O uso de tecnologias para o mapeamento da variabilidade do campo já é realidade em propriedades de todo o Brasil, especialmente o uso de imagens aéreas para diagnósticos mais rápidos e precisos. E os drones de asa fixa têm se destacado na obtenção desses resultados, com uma precisão de até 99%, podendo mapear áreas de até 4000 ha em um voo.
A identificação e quantificação de falhas nas lavouras é fundamental para verificar a uniformidade da lavoura, contabilizar as perdas, identificar e georreferenciar áreas com problemas e com isso, estimar produtividade.
Além das falhas na lavoura, é possível identificar e georreferenciar as linhas de plantio. Com a identificação das linhas, são gerados arquivos Shapefiles que podem ser integrados à colheitadoras automáticas, evitando perdas e otimizando este processo.
Para esses diagnósticos, pode-se embarcar a câmera RGB no drone, dependendo do estágio fenológico do cultivo. Para auxiliar você no planejamento do monitoramento, a Horus conta com uma equipe especializada de suporte agronômico.
As linhas e falhas de plantio podem ser obtidas em cultivos como:
- Cana-de-açúcar
- Milho
- Café
- Citrus
Como as informações são georreferenciadas, tem-se a estimativa de:
- Quantificação de metro linear plantado
- Quantificação de falha por linha plantada
- Locais exatos das falhas identificadas
- Identificação georreferenciada das linhas de plantio
As análises agronômicas são obtidas com o processamento das imagens capturadas pelo drone, que é realizada na Mappa, a plataforma de processamento de imagens on-line da Horus – fácil, simples e com o melhor custo x benefício do mercado.
Como são geradas as linhas e falhas de plantio?
Para atender as demandas específicas do agronegócio, a Horus Aeronaves desenvolveu o Maptor Agro, um VANT capaz de mapear até 1000 ha em 60 minutos. Ao contrário dos drones multirotores, que possuem uma série de restrições para essa finalidade, o Maptor Agro é um drone de asa fixa, o que significa mais qualidade, agilidade e autonomia. Entenda as vantagens dos drones de asa fixa.
Após o voo com o drone, é realizado o processamento das imagens na Mappa e gerado o primeiro resultado: o ortomosaico. Após isso, com o uso de algoritmos inteligentes, você obtém o mapa com as linhas e falhas de plantio, além de um relatório completo de quantificação e percentual de falhas. Tudo isso de maneira automatizada – para facilitar seu trabalho.
Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, quer entender melhor por quê você precisa monitorar sua safra com o uso de drones? Listamos 5 motivos para você monitorar sua propriedade.
Converse com nossa equipe e encontre a melhor solução para monitorar sua safra!