Como diminuir o impacto do aumento dos fertilizantes com drones
Este mês (junho) o Rabobank divulgou um relatório em que prevê o aumento no valor dos fertilizantes devido a demanda para o plantio da safra 2019/20.
Com tantas tecnologias desenvolvidas para o Agronegócio, você já parou para pensar em como utilizá-las para que esse aumento não tenha tanto impacto no valor final da safra?
Os drones são um dos equipamentos utilizados na Agricultura de precisão para auxiliar na gestão dos defensivos agrícolas: a realização de voos periódicos possibilitam o monitoramento durante toda a safra. Uma das aplicações desse acompanhamento é o manejo de plantas daninhas no início da cultura.
E é na aplicação dos insumos que está a grande economia. Com a localização dos pontos infestados, realizamos a integração dos arquivos gerados com o maquinário agrícola. Assim, os pulverizadores interpretam os dados e aplicam o herbicida apenas nos locais indicados.
Por exemplo, em um talhão de 50 ha, ao invés de aplicar o herbicida na área total, realiza-se a aplicação apenas na área infestada, neste caso, 25 ha. O custo que seria de R$ 7 mil, diminui pela metade, gerando uma economia de 50% em insumos!
Quer saber como isso acontece? Confira este exemplo no plantio da soja: