Usar VANTs em diferentes aplicações tem se tornado cada vez mais frequente. Vemos drones atuando no controle ambiental, na produção agrícola a partir do sensoriamento remoto, na aerofotogrametria de precisão, e na geração de índices de vegetação, citando apenas alguns exemplos.
O mapeamento aéreo não é o fim do trabalho, ao contrário disso, é o início. É necessário processar as imagens do voo para gerar dados, para então, transformar as imagens obtidas em resultados. E são com esses dados que podemos gerar relatórios e análises relevantes para cada cultura.
Como as fotografias registradas são processadas?
Quando o VANT completa a operação, ele retorna para a área de pouso. Então, retira-se o cartão SD da câmera e se faz o download das imagens no computador. Essas imagens podem ser processadas de duas maneiras: em softwares específicos de processamento de imagens ou em uma plataforma on-line de processamento, como a da Horus, que oferece soluções para a agricultura de precisão e ótimo custo x benefício.
Com a ortorretificação das imagens capturadas gera-se o ortomosaico. Com isso, é possível obter mapas de superfície, de terreno, animações em 3D, nuvem de pontos e com isso, por exemplo, calcular áreas, relevo, volumes e distâncias.
Na plataforma de processamento da Horus há soluções desenvolvidas especificamente para o agronegócio, com dados fundamentais para o aumento da lucratividade e tomadas de decisões estratégicas, como por exemplo, contagem de indivíduos da cultura, identificação de linhas e falhas de plantio, identificação de pragas, doenças e estresse. Com a aplicação dos índices de vegetação é possível analisar a saúde da plantação e obter mapas de aplicação em taxa variável com exportação de shape files, integrados às maiores marcas de tratores do mercado.
Assim, o produtor pode acompanhar melhor o desenvolvimento de sua cultura, atuar com ações preventivas rápidas e precisas e integrar os sistemas de máquinas agrícolas, otimizando sua produção e aumentando seu lucro.
Os VANTs da Horus têm autonomia e eficiência para realizar voos de 60 a 120 minutos. O Maptor Agro, por exemplo, fornece ao produtor informações específicas em um curto período de tempo. Aliado a isso, nossa plataforma de processamento de imagens é inovadora e traz soluções que tornam o agronegócio ainda mais competitivo, inteligente e eficiente.
Entre em contato com nossa equipe e saiba como nossos VANTs e o processamento on-line das imagens podem ajudar o seu negócio a crescer.