Fomos a campo validar como os VANTs auxiliam na identificação de falhas nas linhas de plantio. Veja o resultado!
Seja qual for o tipo de cultura, os produtores rurais têm buscado por novas estratégias de gerenciamento agrícola. Na produção de diversos cultivos como cana-de-açúcar ou milho, a busca por processos mais eficientes que aumentem a produtividade reduzindo custos de produção é frequente, uma vez que estas culturas representam um forte potencial produtivo. Segundo a Conab, a produção de cana no Brasil deverá atingir 694 milhões de toneladas esse ano, e a produção de grãos, entre eles o milho e a soja, pode chegar a 238,6 milhões de toneladas. Nesse contexto, o uso de geotecnologias para o mapeamento da variabilidade do campo está se tornando cada vez mais comum, especialmente o uso de imagens aéreas para diagnósticos mais rápidos e precisos.
A identificação e quantificação de falhas nas lavouras é de extrema importância para verificar a uniformidade da germinação, calcular as perdas e estimar produtividade. Além disso, ao mensurar a qualidade da operação realizada, podemos avaliar a necessidade de replantio, o que por sua vez influencia na produtividade.
Para atender as demandas específicas do agronegócio, a Horus Aeronaves desenvolveu o Maptor Agro, um VANT capaz de mapear até 1000 ha em 60 minutos. Ao contrário dos drones multirotores, que possuem uma série de restrições para essa finalidade, o Maptor Agro é um drone de asa fixa, o que significa mais qualidade, agilidade e autonomia. Entenda as vantagens dos drones de asa fixa.
Temos uma equipe focada em pesquisa e desenvolvimento tanto no projeto dos VANTs, como em avanços tecnológicos para aprimorar nossas soluções em processamento de imagens e análises precisas. Dessa forma, validamos toda inovação com nossos clientes e realizamos inúmeros testes em laboratório e campo.
Para exemplificar melhor nossa atuação:
Em agosto, realizamos um voo demonstrativo em São Paulo, em uma plantação de cana-de-açúcar, para demonstrar a capacidade dos nossos VANTs em identificar falhas em linhas de plantio.
Primeiro, levantamos pontos de controle em solo para aumentar a precisão dos produtos finais; em seguida, realizamos o planejamento do voo com auxílio do software criado pela Horus Aeronaves para este fim. Em seguida, o Maptor Agro capturou as imagens sequenciais do terreno durante o voo, que combinadas e processadas em nossa plataforma online, geraram um mosaico ortorretificado com medições precisas e georreferenciadas.
A partir de uma inspeção visual neste ortomosaico conseguimos identificar os locais com falhas no plantio. No entanto, ao utilizarmos nossos algoritmos inteligentes conseguimos mais resultados, como identificar as linhas de plantio, medir a quantidade de metros lineares plantados e com falhas. Além disso, com esses dados conseguimos fazer o cálculo percentual de quanta área falhada e plantada existe no talhão.
O uso de drones na agricultura de precisão também facilita a contagem de plantas e outras análises fundamentais para garantir o sucesso de uma colheita. Fique atento aos próximos posts aqui no blog, pois iremos falar sobre as diversas possibilidades que essa tecnologia tem a oferecer.
Falando nisso, descubra o potencial dos VANTs nas usinas de cana – e não deixe de entrar em contato com nossa equipe comercial para mais informações sobre nossos produtos.