Se você está buscando informações sobre o uso de drones na agricultura, chegou ao lugar certo.
Esta é uma página pilar do blog da Horus Aeronaves, onde abordaremos o uso de drones na agricultura de precisão.
A partir deste post, você poderá acessar todo um universo de conteúdos que estão interligados dentro da agricultura de precisão com drones. Abaixo, segue a estrutura desta página, caso você busque por algum tópico em especial:
- O que é agricultura de precisão
- Agicultura de Precisão com Drones
- Por que utilizar drones na Agricultura de Precisão?
- Como são utilizados os drones na Agricultura de Precisão?
- Quais resultados posso obter com drones na Agricultura de Precisão?
- Drone na agricultura – qual utilizar?
- Em quais culturas posso utilizar drones?
- Conclusão
Certo, vamos lá!
O que é agricultura de precisão?
Introduzida no Brasil em meados de 1990, a Agricultura de Precisão foi uma revolução na forma de gerenciar a produção agrícola.
Embasada no planejamento, no gerenciamento e especialmente na tecnologia, esse novo sistema operacional do campo rompeu o pensamento de uniformidade de uma propriedade, ou seja, de que um pedaço de chão é igual em toda a sua medida.
Desde então, para os adeptos da Agricultura de Precisão, cada decisão é tomada com base em informações – particularidades de cada pedaço de chão, os chamados talhões, considerando que as suas características de solo, produtividade e demais aspectos são heterogêneos, ou seja, diferentes entre si, e necessitam de um trato único.
Certo, mas e como os drones entram nessa história?

Drones na Agricultura
Desde a chegada da Agricultura de Precisão, a tecnologia tornou-se a maior aliada do produtor.
Sistemas de gestão, sensores de desempenho, maquinários agrícolas automatizados, drones…
Diversas são as ferramentas utilizadas para levantar informações e executar a agricultura de precisão.
Com propriedades cada vez mais inteligentes, o que definirá o grau de tecnologia adotada é a análise de custo x benefício para a sua implementação e o seu objetivo.
Eis que a agricultura de precisão com drones se mostra como uma alternativa muito eficaz para o produtor, pelo seu custo acessível e um excelente retorno.
Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, facilitam muito o levantamento de dados para a geração de informações estratégicas para o produtor. Tudo isso com muita velocidade, praticidade e segurança.
Por que utilizar drones na agricultura?

O uso de um drone profissional na agricultura permite ao produtor ter uma maior quantidade de informações para as mais diversas tomadas de decisão que são necessárias no trabalho em campo.
De modo geral, listamos 5 motivos para você usar drones no trabalho em campo:
- Ter o conhecimento do relevo da área e suas particularidades;
- Evitar perdas excessivas;
- Acompanhar a evolução do plantio;
- Economizar em insumos;
- Estimar a produtividade da área
Em resumo, a Agricultura de Precisão com drones permite ao produtor ter maior controle da sua propriedade de maneira prática, conhecendo-a em detalhes e com agilidade; tomar decisões com segurança; economizar recursos (e lucrar mais); otimizar a sua logística de trabalho e reduzir a exposição de operadores aos riscos do manejo.
Como são utilizados os drones na agricultura de precisão?
Da detecção de falhas na plantação à contagem de plantas, os drones profissionais possuem uma grande variedade de aplicações na agricultura de precisão.
Veja um breve resumo neste vídeo:
O voo de mapeamento com drones é completamente automatizado e segue alguns passos até a entrega do resultado:
- Planejamento de voo
Com as informações da área a ser mapeada, o operador cria um plano de voo com a delimitação da área de interesse informada.
Dentro do software de plano de voo, são indicados os locais de decolagem e de pouso, a altura de voo desejada – que implicará no GSD do mapa gerado, e a sobreposição entre as imagens.
- Voo
Depois de planejado, o plano de voo é colocado em ação no voo de mapeamento com drone, onde serão feitas diversas fotos sequenciais da área.
- Processamento de imagens
Utilizando as fotos feitas pelo drone, é feito um processamento das imagens e darão vida ao ortomosaico – um mapa em alta resolução, totalmente georreferenciado e com suas distorções corrigidas.
Além do ortomosaico, são entregues outros produtos brutos de um processamento, como o Modelo Digital de Terreno (MDT) e o Modelo Digital de Superfície (MDS).
- Análises
Com os produtos do processamento em mãos, é possível gerar diferentes análises agronômicas da área mapeada – elas fornecerão a informação que o produtor ou profissional de campo precisa para tomar as melhores decisões e obter melhores resultados.
É possível, por exemplo, verificar falhas de linhas de plantio ou criá-las, verificar quanto de solo exposto a área possui, se há presença de ervas daninhas, gerar mapas para aplicação de insumo em taxa variável, entre outros.

Quais resultados posso obter com drones na Agricultura de Precisão?
Drone na agricultura – qual utilizar?

A escolha do drone para uso na agricultura está condicionado ao tamanho da área de interesse a ser mapeada e ao objetivo almejado.
Por exemplo, uma análise de biomassa, que detecta o vigor da planta, precisa ser feita com uma câmera multiespectral. Já uma análise de cobertura pode ser feita com uma câmera RGB.
Ao pensarmos no tamanho das áreas a serem mapeadas, temos a possibilidade de utilizar drones multirotores ou VANTs de asa fixa, como os modelos produzidos pela Horus Aeronaves.
O que diferencia esses modelos? De modo geral, temos os seguintes pontos como principais vantagens dos VANTs de asa fixa:
- Aerodinâmica e autonomia
- Velocidade de voo
- Modo de decolagem e pouso
- Resistência do material
- Fluxo de trabalho mais ágil
Em quais culturas posso utilizar drones?
Na história de vida da Horus Aeronaves, trabalhamos com as seguintes culturas na agricultura de precisão com drones, obtendo ótimos resultados:
- Cana-de-açúcar;
- Milho;
- Soja;
- Café;
- Algodão;
- Silvicultura;
- Pastagem.
Conclusão – drones na agricultura de precisão resultam em maior produtividade
O uso de drones na agricultura de precisão vem evoluindo gradualmente com o passar dos anos.
As aeronaves oferecem soluções para todas as etapas de uma produção, desde o seu planejamento até a colheita.
Elas proporcionam agilidade, segurança e precisão de dados, otimizando recursos e modernizando a produção através da informação.
Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!